Close

Sobre minha vida de leitora e incentivo a leitura

Oi  meus amores, como vocês estão ?
Hoje eu venho aqui para falar um pouco sobre minha vida quanto leitora e sobre incentivo a leitura. Sempre me perguntavam e ainda mais agora depois que criei o blog dicas de livros,  como começar a ler (no sentido de ler livros inteiros por prazer e criar o habito pela leitura, sem fins didáticos) e desde quando surgiu esse habito meu de ler.

Bom, meus pais nunca foram leitores do tipo que senta e ler um livro, mas eram chegados a revistas e jornais e sempre que minha mãe saia e passava por uma loja ela trazia uma historinha pra mim, não me lembro ao certo de quando isso foi mas lembro que eu ainda não sabia ler (segundo minha mãe eu tinha por volta de 4 anos), mas eu pedia pra que ela  lesse para mim e aquilo já tinha virado um habito. Ela comprava pra mim, lia, eu os guardava e depois  pegava-os para folear lembrando o que minha mãe tinha lido com ajuda das imagens. Além disso, a escola em que eu estudava toda sexta-feira emprestava um livro pra gente levar para casa, agente ia na biblioteca,  escolhia um livro pra levar e na segunda -feira  a professora escolhia alguém para falar sobre o livro. E sem duvidas nenhuma esses fatores contribuíram para que hoje me tornasse uma leitora. Estou longe de ser como eu desejo, ler vários livros, conhecer vários autores (de vários países), vários gêneros, mas enfim, um dia chego lá.
Hoje cultivo o mesmo hábitos,  compro, leio na medida do possível porque hoje o tempo é mais curto por contas das obrigações, cuido deles com muito carinho e amor  e ao longo do tempo adquire mas alguns, até porque agente sempre amadurece não é ? Tem amigas que dizem que leio muito ou muito rápido e sinceramente eu não acho, hoje em dia eu leio em média 3 a 4 livros no mês, o que pra mim é pouco, consigo aproveitar melhor quando estou de férias e com tempo, por falar em tempo é bom ressaltar ‘quando eu leio’ porque ouço muitas pessoas falando que não tem tempo, mas eu tecnicamente não tenho também tem dias que passo mais tempo na faculdade do que em casa mas na minha bolsa sempre tem um livro. Leio quando estou no ônibus, quando estou na sala de espera de um médico ou dentista, leio quando estou nas filas seja de banco, de carregar o cartão de passagem ou do supermercado.
Além disso separo 1 ou 2 horinhas antes de dormir para ler também. Acredito que todo mundo tem tempo vago mesmo que seja pouco, basta querer, as vezes tem pessoas que passam boa parte do tempo em redes sócias e não e isso não é uma critica porque eu também sou viciada em redes sócias (principalmente instagram ‘-‘) mas acredito que se você se desligar só um pouquinho meia hora que seja você não vai estar perdendo tanta coisa, pois estará ganhando em contra partida.
Mas, e por onde começo a ler ? Quais livros lari ? E eu te respondo você esta fazendo a pergunta errada, a pergunta certa é: O que você gostaria de ler ? Romance ? Fantasia ? Livros que trazem temas mais reais ? Quadrinhos ou Mangás ? Historias medievais ? Enfim, começa lendo o que você gosta, vai numa livraria ou biblioteca da uma olhada nos livros. Hoje em dia muitos dos livros estão sendo adaptados para o cinema o que faz com que muitas pessoas conheçam o filme primeiro, viu o filme ? gostou ? existe o livro que deu origem ao filme ? Vai lá, compra, da uma lida, você já conhece a historia e gostou, vale a pena ler.
A parti dai você pode conhecer mais livros do mesmo autor, ou livros do mesmo gênero e com o tempo migrar para outros gêneros também, basta querer. Tem bastante blogs e canais literários na internet, você pode ver resenha dos livros pegar dicas e a depender do comentários que a pessoa faça você fica super empolgada(o) para ler o livro. Claro que você pode ler um livro e não gostar sentir que ele tá ficando chato ou muito lendo (já aconteceu comigo, acontece com todo mundo), mas não parei de ler por isso, no meu caso dei um tempo no livro e fui ler outras coisas, porque á ainda muita coisa que eu quero conhecer/ler.

 

Vou deixar aqui a imagem de alguns livros de diferentes estilos/gêneros, escolhi esses mas existem muitos outros, muitos mesmo é só procurar 🙂  
 
 
 
 
 
Gostaram do post ? Comenta aqui em baixo o que vocês acham sobre o tema! Não esqueçam de compartilhar pra divulgar a ideia e seguir o blog pra ajudar ta ?


Beijo para todos e Obrigada 🙂
 
 
 
 
 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *