Close

Resenha: Preciosa

Preciosa – Sapphire
Editora: Record
Páginas: 159
ISBN: 978-85-01-08539-9
 

A adolescente do Harlem Clareece Precious Jones é obesa, analfabeta e está grápreciosavida pela segunda vez de seu pai. Vítima de constantes abusos físicos e psicológicos por parte da mãe. Seu encontro com uma professora batalhadora a apresentará a um mundo novo, onde poderá expressar seus sentimentos e recuperar sua voz e dignidade.


Esse livro vai contar a história de Clareece Precious Jones, uma adolescente, negra, analfabeta, obesa, e com uma vida cheia de traumas.
A história começa com ela sendo expulsa da sua atual escola pelo fato de ter 16 anos e está grávida pela segunda , esperando mais um filho do seu próprio pai.
A Precious foi abusada não só pelo pai, mas pela mãe também, teve sua primeira filha com 12 anos e que por sinal a filha nasceu doente. Então é nesse contexto que ela segue sua vida tentando superar seus traumas e conseguir um dia alcançar o seus sonhos.

Começou quando tinha, ah, uns 4 ou 5 anos, com ele me acariciando (passando a mão nela). Quando tinha 12, ele estava tendo relações comigo três ou quatro vezes na semana.

Após ser expulsa da escola em que estudava, ela foi encaminhada pra um projeto chamado Cada Um Ensina Um, onde ela conhece sua professora e faz amizade com algumas meninas que vão ao longo da história ajudando-a a se superar. Nessa nova escola a professora tem um projeto onde pede para cada aluno escrever um diário, e é nesse projeto que a gente vai descobrindo o dia-a-dia dela. Mesmo que não soubessem escrever a professora aconselhava que escrevessem até mesmo do jeito que se pronunciava as palavras, mas que não deixassem de escrever.
Dado o contexto e momento em que a história se passa era muita coisa que ela tinha que enfrentar, porque tinha muito preconceito e principalmente pelo fato dela já ser mãe tão cedo.
Pra tentar fugir de tudo que a atormentava, ela costumava a se imaginar rica e famosa, em um mundo onde tudo fosse diferente e ela tivesse uma vida melhor.
Após entrar no projeto a vida dela muda, porque ela quer mais. Quer se formar, ir para o ensino médio e até fazer faculdade pois quer ter um bom emprego para cuidar dignamente dos seus filhos, do jeito que ela queria que fosse criada.
Mas mesmo com toda boa vontade para continuar, acontece outras coisa bastante ruim no meio do caminho, e mesmo assim ela não se deixa abalar porque ela precisa ser forte para cuidar de suas crianças.
 

Minhas Impressões

Confesso que não falei muita coisa na resenha porque de fato a história é essa. Preconceito racial, preconceito social, pedofilia, incesto,  abuso sexual, traumas, gravides, analfabetismo e enfim.
É  um livro curto, são 159 páginas mas tenho um conselho, só leia se você realmente tiver estomago para digerir as coisas que vão ser descritas nessas poucas páginas. Se fosse uma leitura normal, mais leve, eu teria levado apenas um dia para ler. Mas levei mais do que isso pois teve horas que eu precisei simplesmente parar de ler porque aquilo que estava acontecendo na vida dela era uma absurdo e de cortar o coração… Dava pra notar o quão especial ela era, o tanto de chances de crescer na vida ela teria se tivesse tido uma infância melhor e crescido num contexto familiar diferente.
O livro é pesado e as vezes incomodo na hora de ler pelo fato de ser narrado pela Precious e como ela não sabia escrever direito a gente encontra vários erros que dificultam um pouco na compreensão de algumas frases.
Quem gosta do tema e tem estomago leia, porque é um livro sem rodeios, ele é o que é, não esta ali pra te encantar mas sim pra te dar um choque de realidade.
Tem o filme também pra quem quiser assistir e está na Netflix 😉
 
Não esqueçam de seguir o blog nas redes sociais, beijo pra todo mundo :*
Assinatura
 

0 thoughts on “Resenha: Preciosa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *