Close

[Resenha] O Diário de Suzana para Nicolas – James Patterson

Titulo: O Diário de Suzana para NicoO Diário de Suzana para Nicolaslas
Editora: Arqueiro
Páginas: 131
ISBN: 9788580410761
Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.
Estrelas5
Já tinha lido esse livro a um tempinho, mas até hoje ainda estou digerindo essa história que sem dúvida alguma é simplesmente arrebatadora. Eu já tinha lido outro livro do autor, mas do gênero policial, que por sinal é muito bom, mas a escrita dele nesse livro está sensacional. O livro nos traz várias reflexões em um cenário de muito amor, descobertas, perdas e sem dúvida muita emoção.
A história é narrada em forma de diários, o que me fez pensar de cara que não seria tão bom assim afinal, mas para minha surpresa superou as minhas expectativas. Nas páginas do diário, Suzana narra fatos do seu cotidiano e a medida que ela vai descrevendo vai ao mesmo tempo mostrando a sua trajetória de forma simples e intensa, nos cativando cada vez mais com a  sua maneira de ser e com a sua forma de superar todos os obstáculos que ela enfrentou ao longo da sua via.

Ele fazia com que ela se sentisse em paz consigo mesma, ele a completava, fazia alguma coisa que era boa e certa. Ninguém a fizera se sentir daquele jeito antes. Inteira e abençoadamente em paz.

Ao longo da história a gente percebe a ligação que á entre Suzana e Katie ao ponto de ficar com o coração apertadinho, porque na história a Katie é quem está lendo o diário da Suzana, uma mulher até então desconhecida para ela. A medida em que ela vai lendo, capítulos são narrados por ela mostrando todas as emoções e sentimentos conflitantes que ela está sentindo naquele exato momento em que ler cada página do diário e descobre coisas que ela jamais imaginaria.
É de cortar o coração a cada página lida quando a gente ver toda aquela dor dos personagens e todas as decisões que eles tomaram e que acabaram levando a coisa toda aquele ponto e cada ponta solta na história que nos faz ter esperanças de que tudo vai dar certo, porque a gente torce para que no final tudo dê certo.

Boas lembranças são como talismãs, Nicky. Cada uma delas é especial. Vocês as coleciona, uma a uma, até que um dia olha para trás e descobre que elas formam um longo cordão colorido.

Sem dúvidas foi um dos melhores livros que li em 2017, se não o melhor, James Patterson com certeza conseguiu arrancar algumas lágrimas minha com essa escrita maravilhosa e esses personagens super cativantes. Para quem gosta de romance, mistérios, reviravoltas e fortes emoções esse é o livro perfeito para ser lido.
 
Assinatura

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *