Close

Resenha: Felicidade Conjugal – Lev Tolstói

20180130_141405
Esse livro é o primeiro do Tolstói que eu leio e confesso que sempre fiquei com medinho de ler a obra dele por dois motivos. É um escritor russo e são clássicos famosos e eu estava com receio de acabar não entendo muita coisa. Que doída eu não … porque esse livro é simplesmente incrível, é lindo, é bem escrito, é poético e sensacional.

Ele traz a história de um jovem chamada Maria, que ficou órfã logo cedo e acaba morando na sua casa apenas com sua irmã mais nova e sua ama. Com a morte do seu pai ela ficou tão devastada que não via mais sentido nenhum para sua vida e nem tinha vontade de fazer mais nada que fosse produtivo, ela estava devastada. Um certo dia um, um velho conhecido amigo do seu falecido pai, vai visita-la depois de muito tempo e percebe como ela cresceu e se tornou uma linda jovem.
O livro tem duas partes, a primeira parte vai mostrar justamente quem são cada personagem e na segunda a trajetória deles até o desfecho que o autor deseja.
Como a menina ainda é jovem para cuidar das finanças esse amigo do falecido pai acaba virando tutor dela e a partir dai se inicia a trama. Ele acaba indo algumas vezes visita-la e toda vez que a visita acaba ensinando para ela alguma coisa ou corrigindo-a de algo. E isso vai criando uma admiração indescritível dela para com ele ao ponto dela se pegar pensando e esperando a sua volto logo em breve. Porem ela acaba percebendo que ele também anda pensando nela.
Os dois acabam revelando seus sentimentos, mas apesar dela querer muito ficar e se casar com ele, ele a deseja mas não está certo sobre ficar com ela, pois já é uma homem maduro de quase 40 anos de idade e ela é uma jovem menina que nem chegou a flor da idade e tem muito que aproveitar da vida ainda.

Todo seu rosto brilhou de alegria. Ele não era mais um velho tio, que me acarinhara e me orientara, era uma pessoa igual a mim, que me amava e me temia e a quem eu também temia e amava.

É muito lindo perceber o quanto ele ensina e ajuda ela a se tornar uma pessoa mais madura e o quanto ela com sua inocência tem muito a ensina-lo também. Além disso a construção do amor e do encantamento dos dois personagens, como eles se amam e quanto o amor deles é puro e bonito.
Na segunda parte do livro eles já estão casados e a gente vai acompanhar a vida conjugal desse casal, os altos e baixos de um casamento feliz são narrados pelo autor de forma dramática e poética, trazendo várias reflexões a cerca da vida e dos laços do matrimonio. É ai que o autor traz sua genialidade e faz a gente ficar feliz e triste numa mesma página.

Somente existia ele para mim, e eu considerava-o como a pessoa mais bela, mais sem pecados no mundo; e justamente por isso eu não conseguia viver para mais nada, com exceção dele, só vivia para ser aos seus olhos aquilo que ele esperava de mim.

É um livro com uma escrita muito linda, com um fluxo de consciência muito intenso do começo ao fim que faz você ver as várias faces de um relacionamento a dois.
Desde o início quando são só meros olhares apaixonados e suspiros ao pensar na pessoa desejada, passando pelas juras de amor e loucuras que cometemos em nome do amor até uma vida a dois. Uma vida compartilhada, uma vida entrelaçada onde um já está ligado ao outro de corpo, alma, coração e socialmente também.

Ofender e humilhar uma mulher sem nenhuma culpa. Nisso é o que consistem os direitos do marido, mas eu não me submeterei a eles.

Faz a gente pensar o quanto podemos ceder em um relacionamento e até onde vai a nossa liberdade nele, a consequência que nossos atos e escolhas trazem para nossas vidas e para vida do nosso(a) cônjuge. E isso tudo em apenas 114 páginas.
Fica a dica de um livro muito incrível e lindo pra vocês, leiam e saiam da zona de conforto de vocês, porque esse é o tipo de livro que te prende e te faz pensar na vida como ela é.

Nota : Avaliação-5-estrelas-05

Link de compra do livro: Amazon
Beijo pra todo mundo <3
assinatura

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *